Saturday, May 12, 2007

Pedro, não pedras

O que me vês na expressão?
Face séria de gravidade imperturbada pela tua presença, sei-me eu alheado do que me rodeia, mas que sabes tu se não vês o que sinto ou penso?, e ainda assim me qualificas de pensativo.
"Mas as palavras são pedras.", disse Vergílio Ferreira. E são pedras se ditas ou pensadas. E se dizes ou pensas que estou triste ou alegre é uma pedra que dizes ou pensas e com ela te enganas que não sabes o que sinto ou penso, imaginas pensando ser verdade a conclusão que retiras da minha expressão corporal.
Defines-me de simpático, inteligente, parvo, irritante, estúpido, divertido e encerras tudo o que sou ou pensas que sou num saco de palavras estático, arrepiante de tanto me encolher do que sou, que não demonstra a capacidade de me explodir e semear os estilhaços que me renascerão todos os dias e que me faz ser o inverso da coisa estática que são as palavras, e de cada estilhaço crescerá um ser diferente dependendo das características do solo que o acolhe, pois de cada solo cresce o ser que se lhe adequa melhor.
Sou um estilhaço perdido. Há-os outros de mim por aí. E sou-os quando deixo de ser este que sou agora. Mas nunca Uno, sempre o estilhaço que ecoa a vibração da explosão primeira.

4 comments:

Nury said...

Bolas Pedro que texto mais dificil...
vou tentar fazer um apanhado das ideias..
1º se as palavras sao pedra e se sao usadas para caracterizar entao sao usadas pedras para te definir...
2º mas dizes nao ser uma pedra mas sim fragmentos dela, diferentes dependendo da situaçao ou estimulo, mas continuas a ser o mesmo Pedro, mas nunca igual nunca diferente..

será esta a mensagem do texto hum?..
será será?..
Diz-me lá....
P.S. o nome pedro sempre o associei a pedra..ou seja (firme e determinado)..

Nury said...

ups falta-me ali uma coisa..
nao é "1º se as palavras sao pedra e se sao usadas para caracterizar entao sao usadas pedras para te definir..."
mas sim
"1º se as palavras sao pedra e se sao usadas para te caracterizar e definir entao tu tambem és predras.."

SadFace said...

Sim, as palavras são pedras.. Pedras que podem ferir a nossa alma.. E esta dor que causa tudo o que descreves é pior que qualquer outra..
Muito fixe o texto! Abraço

freespirit said...

Nury, eu não digo que sou fragmentos de uma pedra (palavra). Sou fragmento, em cada momento, do todo que sou.
Nunca sou uma pedra. Uma palavra não exprime o que sou. Exprime uma imagem simplificadora do que sou do sujeito que me observa.

Sad Face, é realmente doloroso não poder dar ao outro o sentimento que nos invade, mas apenas um eufemismo imperfeito do que sentimos. É pena.