Saturday, January 27, 2007

Como viver?

Não sei responder à pergunta e, acrescento, ainda bem!
É bom saber que não há um caminho melhor que todos os outros para se poder ser feliz.
Confesso que me sentiria mal, privado de liberdade, se soubesse inequivocamente que a melhor forma de se viver para se ser feliz era uma.

O conceito de "felicidade" varia de pessoa para pessoa. É essa multiplicidade que o conceito tem que faz com que as respostas à pergunta "Como viver?" sejam uma imensidão. Cada pessoa tem objectivos diferentes, personalidade diferente, educação diferente, vive num meio diferente, tem um corpo diferente e, no meio de tanta diferença, é quase impossível que haja pessoas que tenham conceitos de felicidade iguais e que para os atingir escolham caminhos (modos de viver) iguais. Porque o melhor modo de viver não é outro que não o que vise atingir os objectivos a que nos propomos, sejam eles a vida eterna no Além, trabalhar para sustentar a mulher e os filhos, ter uma vida tranquila sem preocupações, viver intensamente cada momento da sua vida, etc, etc...

A minha vida, o que espero dela, é comandada por sonhos, por utopias. Não me cabe na cabeça, não é da minha natureza, cingir-me a coisas pequenas: gosto de pensar em grande e trabalhar em torno desse sonho para o atingir. Gosto de pensar que estou a viver nesse sonho, num objectivo escolhido por mim e não por uma força superior.
O meu sonho, os meus sonhos, não escondo, é escrever sempre com talento, imaginar que as pessoas que me vão ler gostam, viver com tranquilidade mental, com o meu espaço, com o meu tempo, viver intensamente o que penso, levar as minhas ideias e os meus sonhos ao êxtase do meu corpo. É isso que quero para mim.
Não interessa se vou ter uma mulher ou não. Se vou ter filhos ou não. Se vou ser rico ou não. Quero ter orgulho em mim e no que faço. Porque tenho vontade de poder! Porque sou um milagre da genética! Porque quem importa sou eu!

E que Deus me castigue, se existir, se achar que não segui o melhor caminho, o dele, mas é de mim que gosto e é por mim que vivo.

4 comments:

Anonymous said...

xim xenhora! puxa vida, tu xcreves mm mt bem!!!

como viver ... da melhor forma possivel, sem magoar o pessoal k nos rodeia, atingir os nossos objectivos e ser felix(aproveitar a vida)!

(cm já deu pa ver n sou nd boa a cumentar... vaise lá saber pk:S)
fica bem pedru! bjocas

P.S. pa salientar, curto mm o k tu escreves!
******

Anonymous said...

muito bom este texto...
e melhor ainda por ter sido escrito enquanto nós os dois reflectiamos sobre o tema :)

um abraço
fábio

Anonymous said...

complicado comentar este texto..porque etse textos desencadiou em mim um misto de imoçoes e pensamentos..
1º agrada-me a ideia de que quem escolhou o meu destino fui eu..e nao um ser superior..
depois mais para a parte do fim a ideia do que importa és só tu.ou seja o "eu"..é uma ideia um pouco egocentrica (peço desculpa pelo juizo percipitado)..
as nossas ideias, os nossos sonhos sao o mais importante, mas vivemos em sociedade o caminho deve de ser decidido de modo a nos sentir-mos bem e que os outros tambem o sintam..

Acho que fiz a interpretação errada do texto.. :\

freespirit said...

fábio, é com a troca de ideias que surgem novas ideias :) e portanto é natural que assim tenha acontecido. em mim, é mesmo normal estar a escrever alguma coisa relacionada com o tema de conversa que tenho com amigos.

raquel, não tenho vergonha nenhuma de afirmar que o que importa na minha vida é a minha realização pessoal. e não há que ter medo, porque não faria sentido eu estar realizado se os que me forem chegados não estiverem bem, isto é, o estado das pessoas que me sao proximas tb condicionam a minha realizaçao pessoal.
mas tenho que dizer que dou mt valor à liberdade individual (ainda que isto levante um série de questões éticas, políticas...)

abraço e beijitos