Sunday, January 14, 2007

"Para muitos, pensar e escrever é uma tarefa fastiosa. Para mim, nos meus dias felizes, é uma festa e uma orgia."

Friedrich Nietzsche

3 comments:

Anonymous said...

é assim..eu sou uma ignorante..nao percebo nada de palavras.e á que palavras que teem varios sentidos dependendo do contexto.acho que a isto se chama conotaçao..mas nao tenho a serteza.

mas eu levo semrpe para o sentido perverso da palavra..portanto eu li ali orgia e ja se pode imaginar onde a minha mente foi parar..mas eu por acaso fui pesquisar mais sentidos e nao encontrei nenhum..por isso queria pedir para me elucidares em relaçao ao sentido da mesma..
porque nao tou a ver bem a relaçao entre escrever e orgia..lol

freespirit said...

relação entre escrever e orgia... talvez não haja um significado específico, mas vou-te "elucidar" o sentido da frase.

as orgias eram, no tempo dos romanos, festas em honra do deus do vinho: Baco. nessas *festas* planeavam-se crimes, conspirações, durante a noite, entre vários homens e várias mulheres. e, como eram em honra de Baco (se kisers pesquisa alguma coisa sobre esse deus), serviam para todo o tipo de libertinagem que chegaram mesmo a ser proibidas pelo Senado, na época.

Daí, hoje se associa o termo "orgia" à prática sexual entre várias pessoas, talvez por ser (ou não) algo eticamente reprovável.
e essas festas ou essa prática emanam de si um intenso prazer. e é essa intensidade que nietzsche (e eu) sente quando escreve com prazer.

Anonymous said...

sim as orgias tem haver com Baco, por vezes sao chamadas de bacanais ou algo assim..