Saturday, February 17, 2007

17 de Fevereiro

Neste mesmo dia, no ano de 1600, Giordano Bruno foi queimado vivo pela Inquisição.


A sua heresia foi defender uma teoria segundo a qual o Universo é infinito, povoado por milhares de sistemas solares, contendo vida inteligente. Lançou as bases para o Panteísmo de Espinoza.


Enfrentou a Igreja Católica e os princípios de Aristóteles que eram defendidos na sua época, mesmo tendo-se doutorado em Teologia pela Ordem Dominicana e estudado profundamente a filosofia de Aristóteles e de S. Tomás de Aquino.

Um exemplo de liberdade!





Hoje faz 26 anos que nasceu Paris Hilton.

Uma das maiores beldades do nosso planeta. Uma das minhas deusas preferidas.

Modelo, actriz, cantora, capa de revistas, faz tudo para que se fale dela.

E ainda bem que o faz :P

É bonita e pronto!

É o que é preciso para se ser famosa.




8 comments:

Constança said...

hum.. sobre a inquisiçao e morrer queimado vivo acho que é uma das piores maneiras, de um ser humano morrer ja ser queimado depois d morto me faz confusao, e ser queimado vivo atao :S

quanto á menina de baixo :P ... acho que nem comento tu ficas com os teus gostos que eu fico com os meus, que por sinal ate sao muito bons né pedro :P?
lool

bjinhos***

pn said...

PEDRO

vamos ter uma tertúlia em início de março, no cdi, à noite,
poesia & filosofia
conto contigo
tenta escrever um texto sobre a loucura, na perspectiva do abismal desvio da norma, que gera a criatividade e genialidade.

Abr
pn

pn said...

Ouve lá!? O que é que o Giordano Bruno e a paris hilton têm em comum???
Ora conta...

freespirit said...

para além de terem a data da morte e do nascimento em comum, pouca coisa...
só se for a extravagância...

participarei com todo o gosto na tertúlia.

abraço.

Ai meu Deus said...

ó freespirit,

gostei deste texto. Por várias razões:

1. o "caso" Giordano Bruno é exemplar a vários títulos: a) um óptimo exemplo da liberdade de pensamento; b) um óptimo exemplo do que foi/é a Igreja Católica; c) ficamos por aqui...

2. parabéns pela... atenção às datas (não é a primeira vez que mostra isso). É "gira" a maneira como lida com as datas -- e o tratamento (ideológico) que faz delas. Eu gosto...

3. gostei tb da associação de giordano bruno com a outra beldade (que eu desconheço). Seja como for, é igualmente "giro" ;-)

4. "giríssima" é ainda a actividade intelectual que está subjacente a textos destes. Como diz o freespirit, pronto(s)! ;-)

Abraço do

Ai meu Deus

Anonymous said...

olá..
diz lá Pedro.. quem é a amiga?..quem é? quem é?..
quem é que foi tirar as imagens á net para o munino postar?.quem foi?...
pois foi aqui a raquel.

ela é bonita mas nao me convense..é loira..bahhhhhh
beijoooooooooo :D

freespirit said...

É com prazer que faço esta actividade intelectual. Com maior prazer do que quando jogo um jogo qualquer para o computador.

Raquel,

a amiga és tu. obrigado por teres feito o trabalho que o meu computador que anda meio estúpido devia ter feito.
por ser loira não te convence? por ser loira olho logo para ela! ;)
beijo.

Anonymous said...

nao tens que agradecer..sao apenas 2 bolachas :D..
tu e as loiras..as loiras e tu..
uma dia inda á loirinhos por aí..looooooool..
na brinca..
mas as morenas sao mt mais bonitas..sao o que se pode chamar de "boas"..


loooooool..
va la porta-te e prepara as minhas bolachinhas..:D..ja me deves mt :O..