Thursday, February 15, 2007

Raskolnikov e a sua lição

É muito difícil saber onde está a barreira que separa a ficção da realidade.
Por isso mesmo, não comentarei as ideias de Dostoievski, mas não deixarei de lhe gabar a obra.
Repito: é fenomenal.
Vou, pois, abordar Raskolnikov - o personagem principal de "Crime e Castigo".
Há uma teoria que me cativou, que me chamou bastante a atenção.
A teoria que defende que danos colaterais subjacentes a um feito grandioso são desprezáveis.
A constante alusão aos feitos de Napoleão, que matou para atingir os fins que o seu génio determinara, compara-se ao assassínio cometido por Raskolnikov: o seu génio, o seu grau de superioridade intelectual, permitia-lhe cometer essa extravagância.
Uma ideia que se pode retirar do livro é o que faz com que uma pessoa seja qualificada de genial. Os ingredientes serão os seguintes:
- um grau de intelectualidade, não digo superior porque isso é relativo, capaz de marcar a diferença em relação ao que é usual na sua época;
- uma excentricidade que impulse o sujeito a maximizar a sua diferença;
- a capacidade de enfrentar sem pudor os seus adversários;
- o sucesso.
O sucesso é determinante para qualificar uma pessoa de genial: Raskolnikov não teve o sucesso do seu lado.
A sua consciência foi a sua própria inimiga.
Maldita consciência! Já o dizia Nietzsche (um génio, a meu ver).
Quem de nós quer ser génio?

8 comments:

Vítor Amado said...

Tikrit: cuidado com "os dados colaterais...
abraço

Anonymous said...

olha tnh uma coisa.. um bocado chata e estupida pa t dizer :S
eu enganei-m no poema :s asserio kuando disses-t k era perverso n pensei k fosse akele :S
dsc lá :P se kiseres o verdadeiro é so dizeres :/...

ahhh e liga só á parte dentro do vermelho :D

depois falamos melhor..
bjitos**

freespirit said...

O cuidado com os danos colaterais pode conduzir ao fracasso.
E sem sucesso não há génio...

Mas será que o génio se importa mesmo com os danos colaterais?

;)

abraço.

Anonymous said...

Não comentas as ideias, pk é dificil saber onde a barreira que separa a ilusao da realidade tá..
mas eu comento..
talvez por nao ter lido o livro que te entusiasmou tanto..

mas se fosse-mos adeptos dessa ideia..teria-mos de ser tolerantes com os suicidas que levam milhares de pessoas para a morte, pois segundo eles isso é uma causa nobre e grandioza..pk "os danos colaterais" podiam ser ignorados, ou seja as mortes nao contavam..

não quero ser nenhum génio..
acho que os génios sao como os filosofos..mt solitáiros..
só eles e a sua excentricidade e intelectualidade...
pk para mim o sucesso nao faz sentido se se vive sozinho no seu mundo..

peço dsc..tou a falar sem ler o livro..poço tar a errar por desconhecer (o que é o mais sert)..
mas mesmo assim digo o que me vai na alma LOOOOL
talvez um dia leia o livro :)..



o génio nao se importa..mas a sociedade importa-se..eu importo-me e para mim isso ja é suficiente..
pk todos temos conciencia..
nao é?..

freespirit said...

Não há aqui nenhuma obrigação de ser tolerante ou não. Eu não disse que tínhamos que ser condescendentes com os génios ou com quem acha que o é.

o sucesso não faz sentido se se vive sozinho no mundo?! Porque não? O sucesso faz sentido para quem o tem e essa pessoa não precisa de estar rodeado por ninguém para gostar do seu sucesso.

A sociedade importa-se. Mas talvez o génio não se importe com a sociedade. Que seria de nós se não houvesse ninguém que fosse contra o padrão da sociedade? Teríamos a terra plana? O Sol a rodar à volta da terra? As mulheres tratadas abaixo de cão?
É que a sociedade já foi assim... e alguém teve que a mudar. Um génio na sua altura. Talvez.

Anonymous said...

talvez génio, talvez nao..

Apenas é a minha opinião..apenas é a minha maneira de ser..
nao existo sosinha..
nao era capaz de viver com os numeros só por adorar mat..nao era capaz de viver apenas para a minha realizaçao pessoal..kuando alcança-se os meus objetivos o que se seguiria?..mais objetivos?..uma luta para chegar a nada..

nao sou simplesmente assim..
preciso de me sentir bem comigo..nisso tao incluidos de serteza as outras pessoas que eu gosto..
nao sou pessoa de mt amigos..mas os poucos que tenho..eu adoro-os e nao vivia sem eles..

por isso nao sou capaz de concordar com algo como "eu e o meu sucesso"..

Anonymous said...

Não tou a dizer que nao concordo com esses grandes "relocionários", concordo sim.. apenas nao entendo como alguém consegue viver sozinho ou entao só tendo como companhia esse seu sucesso que por vezes nem isso vê reconhecido..

freespirit said...

não eras capaz de viver para a tua realização pessoal?
disseste que adoras os teus amigos e que não viverias sem eles. então, tê-los significa a tua realização pessoal. sentes-te realizada por teres esses teus amigos.

a minha realização pessoal é precisamente o sentir-me bem a cada momento, a cada etapa. cumprir objectivos que traço para a minha vida faz-me sentir bem. cumpridos esses objectivos, aparecem-me logo outros que viso atingir. dizes que é uma luta para chegar a nada. pois olha que esta é a minha forma de viver, é assim que me sinto bem comigo.
se agora o meu objectivo é ter boas notas, depois de as ter há-de ser ter um emprego que me satisfaça. se agora até passo bem sem uma companhia "a tempo inteiro", pode acontecer que daqui a uns tempos precise de ter uma namorada e então o meu objectivo será esse. acontecem imprevistos na vida. o objectivo é ultrapassá-los.
a minha forma de viver é assim.