Tuesday, February 27, 2007

A vida

A vida humana é mais importante que as outras vidas. É o que dizem.
Os argumentos são alguns, as evidências são as convicções de cada um.
Mas qual é o critério que determina o valor da vida de cada espécie?
É que, mesmo dentro dos outros seres vivos, fazemos uma diferenciação no valor que damos à vida de diferentes espécies. Vejamos:
- mata-se para comer (ainda que já haja um grupo crescente na sociedade - vegetarianos - que utilize o argumento de que se não devem matar os animais para comer);
- mesmo para comer custa-nos mais matar um cavalo do que um porco (não se come carne de golfinho, pois não?!)...;
- várias pessoas defendem que só se deve matar para comer;
- os ratos são as cobaias que assassinamos nos testes a futuras técnicas a utilizar em nós;
- matamos sem qualquer pudor milhares de seres que perturbam a actividade normal do nosso organismo através de medicamentos;
- aparecer uma galinha morta no quintal ou um golfinho morto junto à costa fere a nossa sensibilidade de modos diferentes;
- há quem defenda que essa distinção tem a ver com a inteligência de cada espécie (talvez não saibam que o vírus da SIDA - os vírus não são considerados seres vivos, mas são seres - quando está activo no nosso corpo instala-se nas nossas células e integra o seu material genético no nosso, multiplicando-se a partir de nós próprios. Inteligente, não?).
Pergunta nova: qual é o critério que diferencia o valor da vida de cada espécie, exceptuando a humana?
Parece-me que a única ética por nós praticada é a da lei da Natureza, a selecção natural de Darwin: o mais forte vence.
E isso está correcto? Se está, por que razão não se aplica ao Homem também? Porque é que não posso matar um amigo se tiver fome?

8 comments:

Anonymous said...

nos casos dos vegetarianos acho que os argumentos por eles utilizados nao sao crediveis, pois matam seres vivos na mesma, mesmo que nao sejam animais sao plantas..

matar um amigo se tiver fome na nossa sociedade é considerado crime...

quanto á nossa vida ser mais importante que a de outros seres, na minha opiniao nao ha qualquer diferença... tanto a nossa como a de outro ser sao igualmente importantes...

(ahhh por acaso o unico ser que era despensavel eram os aracnídeos...:S as coisas que eu mais detesto)

Ai meu Deus said...

Caro Freespirit,

1. o seu (interessante) texto remete para um conceito utilizado a primeira vez em 1970: especismo. Por analogia com sexismo ou racismo (ou outros ismos), traduz a discriminação (muito arreigada nas nossas sociedades) com base na espécie.

2. quanto a essa questão de matar o outro, não é algo proibido. Metaforicamente, não é (faz-se todos os dias, muitas vezes ao dia). A lei da "selecção natural" é a que vigora socialmente (é a lei que sustenta o poder político, por exemplo). E nalguns casos, mesmo não metaforicamente (é o caso da aplicação da pena de morte. Não é por mor da fome, mas é seguramente a lei do mais forte).

Abraço.

Anonymous said...

Tenho que vir em defesa dos vegetarianos...
Como diz a Constança o argumento de não matar seres vivos é um mau/falso argumento.
Um outro que considero válido seria o de considerar que a criação de animais (para alimentação humana) em cativeiro e em condições de sofrimento chocantes não é admissível ser praticada pela espécie terrestre dominante e supostamente mais inteligente e sensível.
Razões outras e mais ponderosas haveria a juntar a esta, mas fico-me por aqui...

Anonymous said...

Tudo depende de o regime alimentar da pessoa em causa. Para mim que sou vegetariana, não consigo entender qual é o prazer em saborear músculos de animais mortos, produtos de matanças diárias sangrentas, cruéis e dolorosas, de milhões de seres que, assim como nós, eram, enquanto vivos, capazes de sentir prazer, alegria, medo e dor, entre outras sensações e sentimentos. O que comemos decorre do facto de que temos plena consciência do que estamos a comer.
As plantas e a maioria dos animais invertebrados não possuem sistemas que lhes permitam sentirem medo ou dor, sendo que, nos próprios vertebrados, existem tecidos não enervados, como a pele ou os pelos.

freespirit said...

Não sou contra os vegetarianos.
Aliás, se a minha alimentação dependesse apenas de mim, seria-o mais :)

O argumento que utilizei para o vegetarianismo foi apenas para contrapor com o facto de se matar animais para comer.
Também considero muito mais válido o argumento das condições precárias em que os animais que comeremos se desenvolverão. É uma questão urgente.

Filipa:
já comeste uma francesinha? Não me importo nada de comer esses músculos todos :P

Nury said...

em 1º lugar nada contra vegetarianos, mas nao o sou nem faço kestao de o ser por acaso conheço 3 pessoas que são nunca lhes perguntei pk esta opçao apenas ja os conheci vegetarianos e assim continuam.
em 2º lugar comer ou nao carne depende da conciencia de cada um..(a mim nao tem diferença nenhuma..adoro carne:P.)
em 3º desde o inicio da evoluçao da humanidade que uns seres morrem para limentar outros, simplesmente é a cadeia alimentar... com o passar do tempo o homem (ser humano) conseguiu chegar ao topo dessa mesma cadeia.
4º custa-nos mais ver um cavalo morto que uma galinha porque assim foram os conhecimentos passados pela gerações anteriores, pois o cavalo era um animal para fins de trabalho e deslocaçao de produtos e pessoas e a galinha para comer..simples..isto ta mal?..talvez mas foi um conceito adquirido pela história..ou será que poderiam ir de galinha para a guerra?..
5º Talvez teja mal uma especie ser explorada, mas foi esta a soluçao que a humanidade encontrou para sobreviver, e somos animais como qualquer outro, e como animais a prioridade é perlongar a nossa especie, talvez seja iguísmo mas todas os seres o fazem, mesmo sem ás vezes perceber.
6ºcomer um amigo pk tem fome?.isso é canibalismo..looooool. faz-me lembrar uma filme que vi com alguém que tambem se aproveitou das pipokas indefesas e as devorou kuase todas..
7º fiko por aki..pk aprnedi que kuanto mais se escreve mais asneiras se diz..
portanto..beijo :D

Nury said...

P.S.agora vou ser mais perversa..mas as pessoam passam a vida a comer-se umas ás outras..sabias?

Anonymous said...

ahh eu nao tenho nada contra os vegetarianos... só n concordo muito com esse argumento utilizado para o vegetarianismo..
porque quanto as outras razoes para o serem concordo plenamente ate acho que têm uma certa razao....

mas claro que nunca o seria..nao despenso a minha lasanha por nada :P

quanto akilo que a raque disse de nos comer-mos todos uns aos outros... isso soua-me bem :P somos todos canibais :D loool na brinca xD isto é da ressaca (na brinca) que preversas :O :P

bjito grande :)***