Friday, March 2, 2007

Coldplay - Fix You




O banco de jardim era confortável e acolhedor. Dali se viam as coloridas flores que pintavam o parque, as imponentes árvores que davam a aparência de chegar ao céu e o pequeno lago, também ele com pequenos e irrequietos peixes. Eu estava sentado, descontraidamente, a contemplar todas as cores que os meus olhos absorviam, numa tentativa fugaz de absorver todas as cores do mundo. Era ali que eu me sentava quando estava cansado ou quando procurava uma resposta para a minha vida, se é que se pode chamar vida à minha ingénua existência. Seria, quase de certeza, mais uma das minhas rotineiras passagens por aquele banco, até ela aparecer.
Automaticamente os meus sentidos ficaram em alerta e apuraram-se. Apesar de não me conseguir ver a mim próprio tenho a certeza de que a minha cara adquiriu aquele tom rosado que ganhava sempre que ela se aproximava. Vinha ela grandiosa como sempre, com a face a ser constantemente beijada pelo vento. Mas algo estava diferente, havia uma mancha de tristeza na sua face. Deslizando penosamente chegou até à beira do lago, bem de frente para mim, apesar da distância. E após uma observação mais cuidada, reparei que vários fios de lágrimas escorriam dos seus bonitos olhos. Estava profundamente abalada, perturbada, triste, no completo sentido da palavra. Um frio trespassou-me o corpo ao olhar para ela. Ninguém deveria chorar por tristeza, mas somente no mais pleno estado de alegria. Lembrei-me então das astutas palavras de um senhora idosa, quando, um dia, à minha frente, um neto dessa mesma senhora chorava e ela delicadamente lhe dissera que chorar era a “alma a lavar-se”. É impressionante como o tempo faz as pessoas sábias.
Subitamente, como se alguém me empurrasse, levantei-me e dirigi-me ao seu encontro. Ela continuava a olhar para o lago, cabisbaixa. Quando cheguei perto, levantou a cabeça. Olhei intensamente para ela, vendo a tristeza a escorrer-lhe pela cara e a maneira incrédula como me fixava, maneira, aliás, perfeitamente normal de observar um desconhecido. Cuidadosamente, passei-lhe a mão pela cara, como quem toca na mais linda porcelana e com o polegar limpei-lhe todas as lágrimas do rosto. Ela continuava a olhar para mim, mas sem a maneira incrédula, parecia apenas mais calma e segura. Quando acabei, lacei-lhe um breve sorriso, ao qual respondeu com um pequeno rasgar dos lábios. E por fim, sem mais alguma lágrima para limpar, ela afastou-se, mirando-me, enquanto o meu coração lhe dizia adeus.
Acabei por regressar ao banco, sentando-me novamente. Levantei a cabeça para o céu e passando as mãos pela cara senti os meus olhos húmidos. Talvez devido ao cansaço, ou por não encontrar as respostas para a minha vida, pequenas e suaves lágrimas começaram a deslizar pela minha face. Quem sabe, como dissera a tal senhora idosa, talvez fosse a minha alma a lavar-se. Talvez.



Fábio Santos

9 comments:

Anonymous said...

adoro o texto de Fabio Santos :)

e a musica, é uma das minhas preferidas...

beijo*

Anonymous said...

ola meninos!!bem, primeiro, tenho de dar os parabens a ambos:
* fabito, mais um dos teus textos!!!daqueles que derretem toda a negatividade que tenhamos em nos =P lol (inda dizes tu certas cs...);
* pedro, parabens plo teu blog!ta extraordinario! so mesmo tu para fazers isto e pegares em alguem como o fabio e fazerem esta dupla espantosa!!!

um beijinho pos dois

Anonymous said...

ò joana simões:
bem obrigado por gostares dos meus textos.
mas o trabalho do blog é todo do pedro, ele é que é o cérebro deste blog impulsionador da língua portuguesa :D, eu só tenho o prazer de poder, de vez em quando, contribuir com uns textos.

já agora um obrigado ao Pedro por publicar os meus textos.

abraço
Fábio

freespirit said...

Olha a joana! Há quanto tempo! Desde o "Misturas" há uns mesitos...
Obrigado pela visita!

Ó Fábio, isto não é uma editora rasca. Aqui só se publicam obras de alto calibre :P
E é por isso que publico as tuas!
Obrigado eu.

(lá vem a raquel chamar-me de convencido... :P)

Nury said...

isso de "(lá vem a raquel chamar-me de convencido... :P)"
seria para mim?..

LOOOOOOOOOOOOOL gostas pouco gostas..(na brinca)..

claro que te chamo de convensido..
e a culpa é nossa que te estraga-mos com elogios..
e depois ficas assim com a auto-estima em elevador niveis e níguem te atura de tao convensido que ficas..

e só para meter nojo hoje nao te tou os parabens a ti..:P..andama ficar demasiado convensido para o meu gosto..

mas sim ao Fábio Santos..( nao sei km é..mas é mt bom moço..é um moço que sabe mt vem esfrever..embora tenho mau gosta para escolher a km pede para publicar os seus textos..:LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL..
pronto pronto.pedro.nao xoles..tu tambem escreves mt bons textos..e este continho aqui é mt fixe é 6* numa escala de 0 a 5 :D..

ptt beijo..

Nury said...

é cantinho e nao continho

Vítor Amado said...

Belo texto. Parabéns
abraço.

pn said...

PEDRO

Amanhã podes estar na biblio por volta das 10:15?
Abr
pn

*Juaninha* said...

gostei mesmo muito do texto do fábio santos. não sei quem é, mas os textos que ele escreve são formidáveis!!
=)