Saturday, March 10, 2007

Loucura e Poesia

A definição de loucura induz a perda de faculdades no domínio da razão. Porém, na perspectiva do louco, nada há de mais verdadeiro do que o seu pensamento.
É curioso quando se repara que muitos dos loucos antigos, o já não são agora. O louco teve a imprudência de expressar as suas ideias fora do normal. Mas hoje até está cientifica ou eticamente provado que ele até tinha razão. Os seus contemporâneos é que são os loucos hoje.
Isto para dar a entender que a loucura não padece de verdade. É uma verdade de um sujeito único. Não contextualizada no meio e na época.
O poeta louco é remetido para a secção dos “a ter sucesso mortos”. Não são compreendidos no seu tempo. Até que alguém chegue e seja tão louco quanto ele e repare na verdade que se escondeu aquando do seu presente.
O louco sente-se à margem. Não comunga do que lhe é ensinado nem do que vive. Procura a sua perfeição. Abate tudo o que aprendeu. Reflecte fechado em si. Cria a anormalidade da sua perfeição.
Uma perfeição bela no mundo criado seu.
Não tem pudor de revelar a sua perfeição. Considera vergonhosa a normalidade.
Há uma metamorfose dos loucos que acontece quando a sua loucura se revela verdadeira. São os loucos que deixaram de ser loucos. O que determina esta metamorfose é o sucesso da sua loucura.
Considero Nietzsche um louco do seu tempo. Quem no seu completo juízo defende um eterno retorno? Uma constante transmutação de valores? Quem é que, na sua época, tem a insensatez de colocar a estética à frente da ética no hierarquia de valores? A escrita nitezscheana consegue derrubar tudo o que é tido como certo na sua época.
Ainda hoje é louco para muitos. Já não o é para outros. A sua loucura produziu impacto tornando-se verdadeira em quem o segue.
É um exemplo de um louco metamorfoseado em alguns. Completamente louco para outros.
A poesia é o meio de propagação eterno de uma loucura que se poderá tornar numa verdade.

2 comments:

Anonymous said...

quem nao tem um pouco de loucura hoje em dia?
acho que ninguem...

bjinhos**

*Juaninha* said...

bem visto....
muitas personalidades que são veneradas hoje, na sua época foram "crucuficadas" apenas por expressar uma opinião diferente dos outros! lembro-me agora de Galileu...e de muitos outros, que tiveram de renunciar às suas teorias pela sua própria vida....e segungo o que dizes, as pessoas que considramos loucas hoje, já não o serão no futuro...então....será que os manicómios vão fechar??! loool agora já tou no gozo :P
bjs