Wednesday, March 21, 2007

Dia Mundial da Poesia

Para assinalar o dia de hoje, deixo-vos um dos meus poemas preferidos.

Creio no Mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...
Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar...


Alberto Caeiro

6 comments:

Ai meu Deus said...

Gostei de recordar.

Abraço.

Nury said...

Já é a segunda vez que leio este poema hoje dedicado ao "dia Mundial da Poesia"..
:D

Anonymous said...

Hum...
Por acaso não sabia deste dia, mas fico muito feliz e orgulhosa por ele existir e pelas pessoas se lembrarem dele!
Não podemos esquecer que entre todos os males deste mundo também existe coisas boas e dignas de amar tal como uma das mais belas artes : a poesia!
Gostei imenso do poema, principalmente da última frase!
Fugindo um bocado do assunto, essa frase ajudou-me finalmente a completar o meu pensamento e teoria sobre a inocência humana, principalmente a das crianças.
Apenas de ser quase impossível dizer que podemos ter momentos em que não pensamos, acredito que a inocência é mesmo isso!
Quando não pensamos nem no bem nem no mal, nem em proveito ou prejudicar, em nada mesmo, apenas faze-lo!
Bem, acho que já me tornei mais uma leitora, sempre que possível, a marcar presença.
E correndo o risco de não falar contigo muito futuramente, deixo já aqui o meu sítio para ires explorando se quiseres:


www.fotolog.com/sexyyy

( sei que deixa muito a desejar o link, mas o sexy é tudo menos o que aparenta ser )

Beijos.

skas838 said...

"Pensar é estar doente dos olhos"

Desde que li esta frase pela primeira vez confesso que comecei a ver tudo com outros olhos :)

beijinho*

freespirit said...

Não faço grande esforço em evitar pensar.
Se não me apetecer pensar, não penso. Sem esforço.
Se me apetecer pensar, penso. E gosto. (Posso é não gostar do conteúdo do que penso... ah! e às vezes obrigam-me a pensar, mas normalmente só penso no que penso valer a pena :) - segundo os meus critérios, a cada momento).

*Juaninha* said...

gostei do poema
principalmente das partes
"Pensar é estar doente dos olhos"
"Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar..."

e tá tudo dito...o poema diz tudo!
bjs